ESAF Concursos – Cursos, Mapa, Funai, ANAC → Confira!

A Escola de Administração Fazendária (ESAF) é uma das bancas organizadoras de concursos públicos mais tradicionais do Brasil. A ESAF é responsável pela organização de processos seletivos para concursos da Polícia Federal e Ministério de Fazenda.

A banca ESAF é conhecida por suas questões complexas e longas, exigindo concentração e muito preparo dos candidatos. Além disso, a instituição cobra uma pontuação mínima para cada prova.

Ou seja, não adianta gabaritar a prova de Auditoria e não atingir a pontuação mínima na prova de língua portuguesa, por exemplo.

Para ajudá-los a conhecer um pouco mais a ESAF, trouxemos informações interessantes e dicas importantes para quem vai participar do processo seletivo. Confira!

Conheça a ESAF Concursos

A ESAF é a banca organizadora de concursos públicos na área fiscal da esfera federal, sendo conhecida por seu estilo peculiar de organizar seus processos seletivos.

Diferente da Cespe, a sua maior concorrente, a ESAF não anula uma questão correta em detrimento de uma questão errada.ESAF

No entanto, para passar para a próxima fase será necessário tirar uma nota mínima nas matérias apresentadas nos exames.

A Escola de Administração Fazendária está diretamente ligada ao Gabinete do Ministério da Fazenda, possuindo uma instalação própria que compreende 422.000 m², localizado em uma área nobre do Distrito Federal.

Toda essa infraestrutura foi desenvolvida para organizar processos seletivos e selecionar servidores que atuam em cargos importantes para o governo brasileiro.

Além dos concursos, os interessados poderão fazer ESAF cursos a distância e presenciais. No site da instituição é possível visualizar a lista com os cursos que estão com as inscrições abertas, além de mais detalhes sobre os mesmos.

Veja quais são os principais concursos ESAF organizados por essa banca:

  • ESAF Mapa – Auditor-Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário do MAPA;
  • ESAF ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil;
  • ESAF Funai – Fundação Nacional do Índio;
  • ESAF MPU – Analista e Técnico do Ministério Público da União;
  • Processo Seletivo GAEG 2018 – Arquivista e Gerente de Projetos;
  • Processo Seletivo GAEG 2018 – Jornalista;
  • Processo Seletivo – GSISTE-NS;
  • Exame de Qualificação Técnica para Ajudantes de Despachantes Aduaneiros – ADA – 2018.

Na Escola Virtual ESAF é possível visualizar a lista completa dos cursos a distância oferecidos para os candidatos.

Através desse espaço é possível fazer os cursos oferecidos pela instituição e além de validar o certificado adquirido após a conclusão do curso.

Conheça também:

Site da ESAF (www.esaf.fazenda.gov.br)

ESAF

Para visualizar os concursos que estão com as inscrições abertas, em andamento, consultar os cursos presenciais e a distância oferecidos pela ESAF, os interessados deverão acessar o site da instituição.

Na verdade, todos os candidatos deverão acessar o portal para consultar detalhes sobre o processo seletivo que desejam participar.

Se essa é a primeira vez que você estará acessando o site da ESAF, não se preocupe. No conteúdo a seguir mostraremos como você poderá acessá-lo de duas formas distintas. Confira:


  • Pelo navegador

ESAF

Essa é a maneira mais simples de acessar o site da Escola de Administração Fazendária.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.
  • Considerando que você esteja com o navegador aberto, abra uma nova aba
  • Digite o endereço na barra de navegação: http://esaf.fazenda.gov.br/.
  • Clique em ir e espere a página carregar.

Se a sua conexão com a internet estiver boa, o site abrirá em poucos segundos. Agora você poderá consultar todas as informações sobre os processos seletivos, concursos públicos e cursos oferecidos através do site.


  • Pelo Google

ESAF

Se você não conseguir acessá-lo diretamente, veja esse passo a passo abaixo:

  • Abra o Google www.google.com
  • Digite no campo de buscas: “site ESAF” e clique em pesquisar. Em seguida o sistema mostrará uma página cheia de resultados.
  • Clique na opção que possuir o endereço “esaf.fazenda.gov.br”.

Concursos Abertos

É por meio do site é que os candidatos e interessados em prestar um concurso público poderão visualizar a relação dos processos seletivos com as inscrições abertas.

Além disso, os candidatos poderão visualizar o edital com todas as informações e orientações sobre o concurso público desejado.

Veja como visualizar os concursos abertos seguindo as dicas a seguir:

ESAF


Passo 01: Abra uma nova aba em seu navegador e acesse: https:// esaf.fazenda.gov.br.


Passo 02: Clique em ir e espere a página carregar.


Passo 03: Clique na opção “Concursos” localizada no menu esquerdo. Nessa página você poderá visualizar várias opções de acesso.


Passo 04: Clique em Novos e Inscrições Abertas para visualizar os concursos abertos.


Passo 05: Para obter detalhes sobre o processo seletivo, clique no concurso desejado. Em seguida, clique nos editais do concurso para se inteirar sobre todos os detalhes do certame.


Conheça também:

Gabaritos e Resultados

Para consultar gabaritos e resultados de exames concluídos, os candidatos também deverão acessar o site da ESAF concursos. A instituição possui uma página específica para consulta de processos seletivos encerrados.

Para acessá-la, será necessário seguir o passo a passo abaixo:


Passo 01: Entre no site da instituição e depois clique em concursos. Para consultar gabaritos preliminares, clique em “Concursos em Andamento” e depois clique no processo seletivo desejado para saber se há gabaritos disponíveis.


Passo 02: Para consultar gabaritos e resultados de processos seletivos concluídos, clique em “Encerrados” e, em seguida, clique no ano desejado. Ao clicar no processo seletivo desejado, aparecerá uma lista com os nomes dos candidatos que foram selecionados para ocuparem os cargos concorridos.

Nessa página será possível obter todas as informações sobre a ESAF concursos, desde os processos seletivos que estão com as inscrições abertas até os concluídos.


Para quem deseja se preparar da melhor forma possível, a dica é dar uma olhada na ESAF escola virtual para conferir todas as opções de cursos oferecidas. Além de agregar mais conteúdo e mais valor para a sua preparação, os ESAF cursos possuem certificados válidos e reconhecidos em todo território brasileiro.

Conhecer a banca organizadora do concurso público concorrido é o primeiro passo para preparar-se adequadamente. Ao conhecer a dinâmica das questões e o conteúdo pragmático contido nos editais, o candidato poderá criar uma estratégia de resolução de questões e administração de tempo.

Já que as provas da ESAF são conhecidas por possuírem enunciados longos e complexos, fazendo com que os exames sejam cansativos. Gostaria de compartilhar dicas ou sua experiência com a ESAF concursos? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *